Tem por objetivo reduzir as falhas que um equipamento possa vir apresentar. É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma ocorrência.
Visa evitar possíveis problemas e manter o ciclo de vida do equipamento dentro do previsto pelo fabricante.
A cada 6 meses ou pelo menos uma vez ao ano, dependendo da frequência com que se é utilizado o equipamento, ou de acordo com o manual do fabricante.
Ela evita a ocorrência de problemas e o mau funcionamento do equipamento, tendo como benefício o prolongamento da vida útil do equipamento, a limpeza, segurança, e o desempenho do mesmo.
A falta da manutenção preventiva pode trazer consequências ao funcionamento do equipamento, acarretando vários problemas, tais como:
1 - Comprometer a esterilização dos equipamentos;
2 - Risco de vazamentos e explosões;
3 - Danos aos materiais utilizados pelo profissional;
4 - Risco de contaminação ao paciente e equipe profissional;
5 - Risco de fechamento do estabelecimento pela Vigilância Sanitária.
1 -Redução de gastos: Evita a necessidade da captação de recursos inesperados para o conserto de um equipamento.
2 -Maior durabilidade dos seus equipamentos: submetendo-os à manutenção responsável, cada equipamento poderá, não apenas cumprir todo o período de sua funcionalidade, como estendê-lo por mais anos.
3 -Boas referências: Se sua clínica investe em manutenção preventiva é sinal de que se preocupa com seu paciente, e garantir a segurança e excelência dos seus serviços.
4 -Continuidade do atendimento: Problemas inesperados podem comprometer o funcionamento da clínica.
5 -Garantia de segurança: Se os equipamentos odontológicos do seu consultório estão sempre passando por processos de limpeza, revisão, atualização, consertos, substituição de peças, as possibilidades de acidentes caem consideravelmente.
R. Des. Otávio do Amaral, 1268
Mercês - Curitiba/PR
CEP 80710-620